Agora que estás com os pés na terra...

 ...tem cuidado onde pisas.
 As ruas cruzam-se embaraçadas. Ruas, ruelas e becos despertam-nos curiosidade e é fácil perder chão firme. Na Índia tudo é um work in progress, porque tudo parece que está em constante construção ou desconstrução, nunca se sabe bem. Entre Deli, Jaipur e Pushkar encontramos coisas lindas no meio de uma total desarrumação. Mas o essencial funciona...  há tecnologia e "man"ologia suficiente para nada parar.
 O trânsito melhora nesta terra de oásis que é Pushkar, uma vez que é interdito a carros e carrinhas. Só as motas se permitem no centro e ao que parece todos têm uma. Não há propriamente estradas ou sinalização, se fôr estreito o suficiente para passar, passa. Também não parece haver idade mínima para a condução, desde que se alcance a buzina, tudo bem sir! "Horn please"- está na traseira de qualquer veículo e é uma exigência para definir a segurança e o bem comum.

 Oficialmente abstémia, é uma de duas cidades de alimentação puramente vegetariana, onde não se fuma ou bebe alcool. Aqui, vegetariano bebe leite mas não come ovos, o que tem o seu sentido. A vaca considerada sagrada é a lembrança de que todos os animais e seres com alma o são, pelo que não servem de alimento. Há portanto, uma certa disposição para partilhar o espaço com todos eles, vacas, macacos, porcos, camelos, gansos, galinhas participam a vida ativa e são respeitados.
 Há também um compromisso com a alimentação sattvica, a oferta é excelente e variada em cada esquina.




Comentários

  1. "Puramente vegetariana", uma fonte de inspiração para outras terras e outras gentes...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares